domingo, 21 de agosto de 2016

Instalando o emulador de arcade M.A.M.E. no Ubuntu



É muito simples instalar o M.A.M.E. no Ubuntu. O MAME permite rodar jogos de arcade em seu PC através de emulação de processador. Esse tutorial irá apenas ensinar a instalar o programa. Os jogos (ROM's) ficar por sua conta. Existem vários sites para download, é só pesquisar.

Para instalar a versão estável, use esse comando no terminal:

sudo rm -f /etc/apt/sources.list.d/sdlmame4ubuntu.* ; sudo add-apt-repository ppa:c.falco/mame ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install mame

Se a instalação foi bem sucedida com esse comando o programa deve abrir:

/usr/games/./mame

É importante baixar a BIOS 0.176 pois muitos jogos precisam dessa bios. E depois faça o download de alguma ROM para testar. Você precisa saber qual o diretório onde o MAME foi instalado e localizar a pasta "roms". Na minha instalação ficou nesse diretório:

/usr/local/share/games/mame/roms

Agora você precisa acessar esse diretório através do comando:

gksu nautilus

É necessário ter o gksu instalado. o comando acima vai permitir que você mova a BIOS e as ROM's para a pasta "roms" de forma menos complicada. Com o gksu aberto, clique em "computador", "home", "seu usuário", "Downloads" para encontrar os downloads. Depois vá até o diretório "roms" que está em /usr/local/share/games/mame/roms e cole os arquivos.




Pronto. Agora é só abrir o MAME e selecionar o jogo que você baixou. Lembre-se de que o download das bios é primordial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário