terça-feira, 23 de julho de 2013

Os Simpsons e Seus Dubladores

Fiquei impressionado como uma única pessoa faz a voz de tantos personagens.  Pena que não tenho a lista dos dubladores em português.  Prometo que será uma das próximas postagens.  Veja que interessante...



Daniel Louis "Dan" Castellaneta (Oak Park, Illinois, 29 de Outubro de 1957) é um ator ítalo-americano de teatro, cinema e televisão, comediante, dublador e escritor de televisão. 
Notável por seu papel de longa duração como Homer Simpson na série animada Os Simpsons.  Ele também dubla muitos outros personagens de Os Simpsons, incluindo Abraham “Vovô” Simpson, Barney Gumble, Krusty, o Palhaço, o zelador Willie, o prefeito Quinby e Hans Moleman.  Dan é o dublador mais bem pago do mundo.
Nascido no subúrbio de Chigado de Oak Park, Illinois, Castellaneta começou a tomar aulas de teatro bem novo. Ele ouvia os discos de comédia de seu pai e fazia imitações de artistas. Após graduar-se em Universidade de Northern Illinois, Castellaneta juntou-se a The Second City de Chicago, em 1983, ficando com o grupo até 1987.  Ele foi do elenco de The Tracey Ullman Show, que estreou em 1987. O The Tracey Ullman Show incluiu uma série de curtas animados sobre uma família. Vozes foram necessários para os curtas, então os produtores decidiram pedir a Castellaneta para dublar Homer. Sua voz para o personagem começou como uma imitação de Walter Matthau, mas depois evoluiu para uma voz mais forte. Os curtas viriam a ser desmembrados em Os Simpsons. Castellaneta ganhou quatro Prêmios Emmy do Horário Nobre de Melhor Dublador em seu trabalho na série, bem como um Annie Award de Melhor Performance Individual no Campo da Animação em 1993. Castellaneta co-escreveu quatro episódios de Os Simpsons com a sua esposa Deb Lacusta.
Castellaneta também teve papéis em diversos outros programas de televisão, incluindo a sitcom Sibs, As Aventuras do Pato Dínamo e das séries animadas Darkwing Duck, De Volta Para o Futuro:  A Série Animada, Earthworm Jim, Aladdin:  A Série Animada e Hey Arnold!. Em 1999, ele apareceu no especial de Natal Olive, a Outra Rena e ganhou um Annie Award por seu papel do Carteiro. Castellaneta também lançou um CD de comédia, I Am Not Homer (Eu Não Sou o Homer) e escreveu e estrelou um monólogo intitulado Where Did Vincent van Gogh?.

A voz de Homer começou como uma imitação de Walter Matthau, mas Castellaneta não poderia "obter energia suficiente para fazer a voz" e não poderia sustentar a sua imitação de Matthau para as longas nove/dez horas de sessões de gravação. Ele tentou encontrar algo mais fácil, assim que "soltou a voz" e desenvolveu-a em uma voz mais versátil e bem-humorada durante as segunda e terceira temporadas do show de meia hora. A voz normal de Castellaneta não tem similaridade com a de Homer. Para executar a voz de Homer, Castellaneta abaixa o queixo ao peito e diz para "deixar seu QI ir". Castellaneta gosta de ficar no personagem durante as sessões de gravação e tenta visualizar uma cena em sua mente para que ele possa dar a voz adequada para ele. Apesar da fama de Homer, Castellaneta afirma que raramente é reconhecido em público, "exceto, talvez, por um fã teimoso".






Nancy Campbell Cartwright (Dayton, Ohio, 25 de outubro de 1957) é uma atriz e dubladora norte-americana.
É mais conhecida por fazer a voz de Bart Simpson; dubla também as vozes de Nelson Muntz, de Todd Flanders, de Ralph Wiggum e Kearney no seriado animado de televisão Os Simpsons.






Julie Deborah Kavner (Los Angeles, 7 de setembro de 1950) é uma atriz norte-americana de origem judaica.

Kavner fez os estudos secundários em Beverly Hills e estudou teatro, graduando-se com honras na Universidade de San Diego, em 1971.

Ganhadora de um prêmio Emmy, é melhor conhecida por seu papel de "Brenda Morgenstern" em Rhoda, seriado dos anos 1970, e por ser a voz de "Marge Simpson" na aclamada série animada Os Simpsons. Nos Simpsons, além da voz de "Marge Simpson", Kavner faz as vozes de Patty Bouvier, Selma Bouvier, Jacqueline Bouvier e Gladys Bouvier.

Um fator que surpreende a muitas pessoas que a identificam como a nova-iorquina "Brenda Morgenstern", é a sua voz nasal, que produz um som perfeito de alguém que vive na costa leste de Estados Unidos.

Depois que Rhoda terminou, Kavner passou a realizar películas. Em 1990, atuou no filme Awakenings, dirigido por Nora Ephron, e em 1992, protagonizou a comédia This Is My Life (Esta é minha vida), também sob a direção de Nora Ephron, e que foi considerado um de seus melhores trabalhos, mas recebeu más criticas e não teve muito sucesso de bilheteria. Depois disso, Kavner se limitou a trabalhar em dublagem.

Kavner também trabalhou em várias películas de Woody Allen, incluindo Hannah and Her Sisters e Deconstructing Harry.

No filme da Disney, O Rei Leão 3, realizou a voz da mãe de "Timão".

Julie também fez uma pequena participação no filme Click, ao fazer o papel da mãe do personagem principal (Michael, interpretado por Adam Sandler).
 





Hank Albert Azaria (Forest Hills, 25 de abril de 1964) é um ator e dublador americano vencedor do Prêmio Emmy.

Azaria talvez seja mais conhecido pelo seu trabalho com as vozes nas série animada de televisão Os Simpsons, e pelo papel do cientista David em Friends.

Forneceu vozes para mais de 160 personagens incluindo Apu Nahasapeemapetilon, Moe Szyslak, o chefe de polícia Clancy Wiggum, Comic Book Guy (o cara dos quadrinhos), Cletus The Slack Jawed Yokel, Duffman, professor Frink e Snake. Forneceu também a voz de Eddie Brock/Venom na série de animação Spider-Man dos meados dos anos 90.

Atuou como personagem principal na série Huff que descrevia as turbulências pessoais na vida de um psiquiatra bem sucedido.
 




Harry Julius Shearer (Los Angeles, 23 de dezembro de 1943) é um dos dubladores em inglês da série Os Simpsons, que faz a voz de Montgomery Burns, Waylon Smithers, Ned Flanders, Seymour Skinner, Reverendo Timothy Lovejoy, Dr. Julius Hibbert, Jasper Beardley, Lenny Leonard, Policial Eddie, Rainier Wolfcastle a.k.a. McBain, Coçadinha, Dr. Marvin Monroe, Kang, Kent Brockman, Deus, Sanjay Nahasapeemapetilon, Sr. Prince (Pai de Martin), Jebediah Springfield, e outros.
 





Martha Maria Yeardley Smith (Paris, 3 de julho de 1964), atriz e dubladora, mais conhecida por fornecer a voz de Lisa Simpson na série animada de televisão Os Simpsons.
É a filha de Joseph Yeardley "Joe" Smith (10 de maio de 1931 – 17 de janeiro de 2006). Além de fornecer a voz para Lisa Simpson, também dubla outros personagens nos Simpsons.
Foi casada com Chirstopher Grove (Matrimonio 1990 - Divorciada 1992).
Casou pela segunda vez com Daniel Erickson (Matrimonio 2002- presente).
Originalmente era para o papel de Bart quando fez um teste em "Os Simpsons" (1989), mas sua voz era elevada e soava como uma menina, então ela quando iliminou sua voz um pouco acima e fez o teste, ganhou o papel de Lisa. Ironicamente, Nancy Cartwright leu originalmente para Lisa, mas foi dado o papel
de Bart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário